Palestra fomentou discussões sobre políticas públicas para dança na sexta edição do Projeto Tricotando

  
Texto e fotos: Karen Lima
Estreitar laços de colaboração, fomentar reflexões, novas perspectivas e tirar dúvidas sobre as lógicas do ambiente cultural. Esses foram os principais aspectos da palestra “Políticas Públicas para Dança”, ministrada por Jacson do Espírito Santo, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A conversa foi realizada na sexta-feira (24), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), como parte da programação do Tricotando. Com o objetivo de fortalecer a cena artística local, muitos artistas se reuniram para dialogar sobre ações colaborativas.
 
Durante a palestra, ocorreram diálogos a respeito das lógicas de editais, em que foram realizados diversos esclarecimentos, e a formalização e institucionalização da cultura, através de colegiados, como o Conselho Municipal de Juazeiro (BA). Além disso, foi discutida a possibilidade da formação de um Fórum de Dança na região, para articular e apresentar práticas que contribuam para a formação de profissionais, de público e para constituição de políticas públicas para dança no Vale do São Francisco.
A palestra foi o primeiro passo para formalizar o desejo dos artistas da região em construir uma cena local mais engajada e em propor atividades coletivas. “Esses debates fortalecem essas instâncias de representação, fortalecem as perspectivas de ações formativas e artísticas, e aproxima a gestão pública da comunidade artística local”, afirmou Jacson.
De acordo ainda com o palestrante, é extremamente importante esse tipo de encontro para uma perspectiva de política cultural ampliada, em que as pessoas se enxergam nessa política. “A iniciativa do Coletivo Trippé é super valiosa e nós, enquanto Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secult, reforçamos sempre a importância de estar nesses espaços”, ressaltou.

Pages