Tudophone leva arte aos jovens de comunidades


Texto: Karen Lima
Fotos: Jackson Vicente


Aproximar os jovens das comunidades afastadas do centro da cidade aos espaços culturais. Esta é a proposta da temporada de apresentações populares do espetáculo Tudophone, que está sendo realizada no CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, em Petrolina (PE). Até agora, foram apresentadas quatro sessões gratuitas com a participação de uma média de 150 jovens. A ação, promovida pelo Coletivo Trippé, continua com uma apresentação hoje (24), às 19h, e três amanhã (25), às 14h, 16h e 19h.
Para João Bosco Siqueira, 14 anos, estudante da Escola Professor Simão Amorim Durando, assistir ao Tudophone foi uma experiência diferente. "Eu gosto muito de assistir aos espetáculos, mas, infelizmente, não tenho muita oportunidade de visitar esses centros culturais. Eu até penso em atuar, então eu gostaria de frequentar mais espaços assim", afirmou.
O professor Nélio Aparecido, que acompanhou os estudantes, considera importante essa temporada popular voltada à comunidade. "Esse tipo de ação é essencial para possibilitar a cultura, através da linguagem da dança, a esses jovens que não têm o costume de frequentar estes espaços e assistir a espetáculos, principalmente como esse, que aborda um tema tão importante atualmente", ressaltou.
De acordo com Wagner Damasceno, integrante do Coletivo Trippé, o espetáculo foi pensado a partir das relações criadas com o celular. "Existe um lado bom do acesso à comunicação, mas também o lado ruim, que distancia as pessoas umas das outras. Essa é uma realidade muito próxima desses jovens, que são o nosso público-alvo", explicou.
A temporada é uma realização do Coletivo Trippé com produção assinada pela Pipa Produções e apoio financeiro do Governo de Pernambuco, através do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Mais informações estão disponíveis no blog http://coletivotrippe.blogspot.com.br/ e na página do coletivo no Facebook: http://facebook.com/coletivotrippe.
Mediação Cultural - Para sensibilizar novos olhares para a dança, o Coletivo Trippé mantém atividades de mediação cultural, a Plataforma Primeiros Passos, convidando instituições de ensino da rede pública e agentes sociais para possibilitar o acesso a arte para todos. Interessados em agendar grupos para a mediação podem entrar em contato com a produção através do e-mail coletivotrippe@gmail.com ou do telefone (87) 98805-4257.
 
Serviço:
ESPETÁCULO "TUDOPHONE"
Datas e horários:
 - 24/05, às 19h, e 25/05, às 14h, 16h e 19h
 Local: Cine-teatro CEU das Águas, bairro Rio Corrente, Petrolina (ao lado da associação de moradores)
Preço: Gratuito 

Pages