Segunda edição do espetáculo ‘Janelas Para Navegar Mundos’ chega a bairros de Petrolina, PE



Democratizar o acesso à arte, à cultura e ao entretenimento: essa é a proposta do Coletivo Trippé, grupo de teatro do Vale do São Francisco que realizará mais uma edição do espetáculo de dança ‘Janelas Para Navegar Mundos’ nesta sexta-feira (18) e no sábado (19), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Diferente da última temporada, que aconteceu no Teatro Dona Amélia, Centro da cidade, dessa vez, a iniciativa contemplará bairros fora do centro da cidade, com apresentações, oficinas e bate-papos. Todas as atividades são gratuitas.

Na sexta-feira (18), a apresentação será às 20h, no Instituto Federal do Sertão Pernambcano (IF Sertão -PE) de Petrolina, localizado no bairro Jardim São Paulo, Zona Norte da cidade. Já no sábado (19), às 19h, será a vez do bairro Rio Corrente, Zona Oeste do município, na Praça CEU das Águas.
As comunidades também serão contempladas com uma oficina de iniciação à dança, para jovens, no domingo (10), das 10h às 13h, na Praça CEU das Águas, e na sexta-feira (18), das 09h às 12h, no bairro Jardim São Paulo. É necessário fazer inscrição prévia através da página do coletivo, no Facebook.

O espetáculo, que conta com a apresentação de três bailarinas e um bailarino, é construído por meio de poesias de escritores locais. “Durante as cenas, as sensações são diversas, criadas pelos bailarinos a partir de poesias de autores locais. Gosto de pensar nas cenas como pequenas materializações das poesias, tal como as palavras, nem sempre contam uma história, mas nos emocionam porquê de alguma forma nos identificamos com tais sentimentos”, explicou Adriano Alves, diretor do espetáculo.
Além do espetáculo e das oficinas, o coletivo promove bate-papos entre público e elenco, com o intuito de promover o diálogo e o aprendizado mútuo. “A proposta não é contar o que foi e sim dialogar sobre o que sentimos. O retorno do público acaba também interferindo nas próximas apresentações, é um processo de aprendizado para nós artistas”.

O espetáculo ‘Janelas Para Navegar mundos’ passará também por Juazeiro, na Bahia, na segunda (21) e na quarta-feira (23).

Coletivo
O Coletivo Trippé surgiu em 2011, sendo integrado por artistas das cidades de Petrolina e Juazeiro, mas prefere ser chamado de ‘coletivo da ribeira’, referindo-se ao povo ribeirinho. O grupo, que já participou de eventos nacionais, realiza espetáculos que têm como temática central a vida ribeirinha. Além dos espetáculos, o coletivo também trabalha em projetos de pesquisa, produção de mostras e experimentações.


Fonte: https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/segunda-edicao-do-espetaculo-janelas-para-navegar-o-mundo-chega-a-bairros-de-petrolina-pe.ghtml

Pages