Mês da dança com temporada gratuita de espetáculo para crianças

Texto e fotos: Karen Lima
 



Meu Querido Catavento será apresentado em 03 comunidades

Estimular a criatividade infantil e a formação de plateia com uma perspectiva inclusiva que prioriza a população periférica, este é o objetivo da nova temporada do espetáculo infantil Meu Querido Catavento, promovida pelo Coletivo Trippé em Petrolina (PE). Serão realizadas duas apresentações por dia, às 9h e às 15h, entre os dias 10 e 13 de abril, na Ilha do Massangano e nos bairros Rio Corrente e José e Maria. Todas as atividades são gratuitas.
A temporada irá iniciar com quatro apresentações, nos dias 10 e 11, no Cine-teatro do CEU das Águas, localizado no Bairro Rio Corrente. O espetáculo também será realizado em duas sessões no dia 12, desta vez no espaço da Associação Cultural do Samba de Véio da Ilha do Massangano. E, no dia 13, na Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria.
No total, serão apresentadas oito sessões do Meu Querido Catavento, que leva à cena diversas brincadeiras que utilizam a imaginação infantil como mola propulsora. Cada uma, acompanhada por um programa de mediação cultural que envolve conversas com os artistas e distribuição de material gráfico educativo em formato de “livrinho para colorir”.
Para Adriano Alves, coordenador da Primeiros Passos, a plataforma de mediação cultural do coletivo, essa temporada aprovada no Funcultura é uma oportunidade para ampliar o contato com escolas da rede pública de ensino e investir na formação de plateia para dança na cidade. “O Trippé investe sempre em atividades em bairros e parceria com instituições sociais, para essa temporada gratuita fizemos contato com escolas públicas e Ong’s que atendam crianças na periferia. Vamos recebê-las nas apresentações e fazer atividades lúdicas”, ressalta.
O projeto é uma realização do Coletivo Trippé com produção assinada pela Pipa Produções e apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Mais informações estão disponíveis no blog: http://coletivotrippe.blogspot.com.br/ e na página do coletivo no Facebook: http://facebook.com/coletivotrippe.
Serviço:
Espetáculo: Meu Querido Catavento – 9h e 15h10 e 11 de abril – CEU das Águas, no Bairro Rio Corrente
12 de abril – 
Associação Cultural do Samba de Véio da Ilha do Massangano13 de abril – Associação das Mulheres Rendeiras, no Bairro José e Maria

Pages