Diversidade e inclusão marcam temporada popular do Coletivo Trippé em Juazeiro


Crianças de várias idades, adultos, jovens e idosos estiveram presentes na temporada popular do espetáculo Meu Querido Catavento, em Juazeiro (BA). Foram realizadas duas apresentações, no último sábado (07) e domingo (08), no centro de Cultura João Gilberto. O objetivo da temporada, realizada pelo Coletivo Trippé, é despertar mais interesse do público em frequentar a sala de espetáculos e incentivar a criatividade infantil.

Para Jaqueline Silva, que assistiu ao primeiro dia da temporada, é muito importante o incentivo às brincadeiras lúdicas. “O espetáculo leva a criança a se interessar pela brincadeira com o outro, com objetos que se encontram em casa, então quero que meu filho vivencie isso que eu também vivenciei na minha infância”, ressaltou.

“É importantíssimo paras as crianças poderem interagir, é um espaço lúdico, o tempo todo trabalha com essa ludicidade que a criança precisa e o adulto também, é uma diversão que tem que ser estimulada”, ressaltou Janaina Fernandes, que assistiu à apresentação com a filha Maria Clara Fernandes, de 7 anos. “Achei ótimo o espetáculo, muito engraçado, eu ri muito”, comentou a menina.

No primeiro dia da temporada, foram convidados alunos do Mais Educação de Juazeiro-BA e, no segundo, idosos da Casa Geriátrica de Petrolina (PE) estiveram presentes, em parcerias com o Coletivo Trippé. De acordo com a coordenadora de eventos da instituição que abriga idosos, Quitéria de Almeida, essa é uma oportunidade deles interagirem com a sociedade e reafirmar que a vida social deles permanece. “Muitos deles nunca tinham andado aqui, nem conheciam e ficaram muito felizes em ver o espetáculo e conhecer o teatro”, afirmou.




A atividade integra o projeto de manutenção do coletivo incentivado pelo Governo do Estado da Bahia. Para Adriano Alves, integrante do Coletivo Trippé, a manutenção tem permitido ao grupo a realização regular de temporadas a esses preços populares. “Realizar mais uma temporada do Meu Querido Catavento é uma oportunidade do trabalho ter continuidade e de fazer novas experiências”, ressaltou.

O projeto de manutenção do Coletivo Trippé foi aprovado no Edital de apoio a grupos e coletivos culturais 2016 do Fundo de Cultura da Bahia e é uma realização do Coletivo Trippé com produção da PIPA e incentivo financeiro do Governo do Estado, através da Fundação Cultural, do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Cultura da Bahia. Também conta com o apoio da Abajur Soluções, da CT Produções Artísticas e da Virabólica Comunicação. Para mais informações, acesse a página do Coletivo Trippé no Facebook, facebook.com/coletivotrippe.

Foto e texto: Karen Lima

Pages